Desfile Temático é realizado em Porto Alegre em homenagem aos 180 anos da República Riograndense

O Desfile Temático, realizado na manhã de domingo, 18, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, reuniu aproximadamente 1400 integrantes de Centro de Tradições Gaúchas, Departamento de Tradições Gaúchas, Piquetes, Associações e convidados, divididos em 10 invernadas temáticas.  Acompanhados de elementos cênicos, indumentária temática e performances de teatro e dança, apresentaram ao público o espetáculo sobre os fatos marcantes da Revolução Farroupilha, inspirados na obra homônima do escritor gaúcho Barbosa Lessa, de 1986 ‐ República das Carretas. A ação é uma realização conjunta da Fundação Cultural Gaúcha, Ministério da Cultura - Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No encerramento o desfile, também, foi realizada uma homenagem especial aos 50 anos do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho.  A instituição foi fundada em 28 de outubro de 1966 e se dedica a preservar a história e o simbolismo do gaúcho, especialmente nas áreas cultural, artística e campeira.

Atualmente o MTG, enquanto federação, conta com 1.700 entidades tradicionalistas filiadas e um público de aproximadamente 1,2 milhões de pessoas diretamente engajadas. Os principais eventos são o Enart – Encontro de Artes e Tradição, Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, Entrevero de Peões, Ciranda Cultural de Prendas e o Acampamento Farroupilha.

 

Imagens: TV Tradição

https://www.facebook.com/TvTradicao/photos/?tab=album&album_id=1366776446689474

Sandra Veroneze

Assessoria de Imprensa MTG

51 9370 0619

 

 

19/09/2016

@copyright - Todos os direitos reservados - www.mtg.org.br