Desfile Temático dos Festejos Farroupilhas  2017

Desfile Temático dos Festejos Farroupilhas  2017

 

O Desfile Temático – Espetáculo: Os Idealistas da Revolução Farroupilha e os 70 Anos do Acendimento da Chama Crioula, será realizado em Porto Alegre, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, durante as comemorações da Semana Farroupilha, com entrada franca do público, contará com as Invernadas Temáticas - com a participação dos integrantes dos CTGs (Centro de Tradições Gaúchas), DTGs (Departamento de Tradições Gaúchas) e Piquetes.

Os 1200 participantes serão divididos em 09 grupos, que formaram as denominadas invernadas que irão apresentar o temário de 2017, através da teatralização ao som de trilha musical criada para o Desfile.

Na 1º parte, a apresentação dos Idealistas, revolucionários – fazedores de história, os personagens que marcaram a Revolução Farroupilha através de seus ideais, de suas ideias e ações que entraram para a História do Rio Grande do Sul, os fatos marcantes no período de 1835 a 1845, da Revolução ao Tratado de Ponche Verde.

Na 2º parte, representação do Grupo de 08 Jovens que fundaram o primeiro Departamento de Tradições Gaúchas no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre, a 1ª Ronda Gaúcha, o primeiro Baile de Ramada, representação da encenação da retirada de uma centelha durante a extinção do Fogo Simbólico da Pátria, em 07 de setembro de 1947, que originou a primeira Chama Crioula. A representação do primeiro Baile Gauchesco, o surgimento dos Centros de Tradições Gaúchas e o legado cultural.

 

1ª Parte: Os Idealistas

 

1ª Invernada: Personagens: José Gomes de Vasconcelos Jardim e Coronel Bento Manoel Ribeiro. Terá como cenários: Cipreste / Pedras Brancas / Casa / Guaíba

 

2ª Invernada: Personagens: Bento Gonçalves (Coronel – em 1882 Comandante da Guarda Nacional do RS, foi eleito Presidente da República Rio-grandense, em 1844 iniciou as negociações pela Paz), Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi

 

3ª Invernada: Personagens: Antônio de Souza Neto – Militar - conhecido e reconhecido pela sua atuação na Revolução Farroupilha que 1836 Proclamou a República Rio-grandense. A bandeira e a criação do Hino Rio-grandense.

 

4ª Invernada: Destaque para os personagens: Davi Canabarro, a Assembleia – Deputados e o Tratado de Ponche Verde

 

2ª Parte: 70 Anos da Chama Crioula

5ª Invernada: Colégio Júlio de Castilhos - Criação do Departamento de Tradições Gaúchas, o Grupo dos 08 - Ronda Gaúcha.

 

6ª Invernada: Trará a encenação do 1º Baile Gauchesco, o simbolismo tradicional cumprimento dos Gaúchos e a Criação do 35 CTG (O Primeiro CTG) e o Grupo dos 8.

 

7ª Invernada: Nossos costumes e tradições: Comida típica, crendices, jogos, brincadeiras, laço, fauna e flora. A roda de chimarrão – simbolismo do ato de passar a cuia de mão em mão.

 

8ª Invernada: Gerações e o Tradicionalismo. A participação de crianças, jovens, adultos e idosos, integração e a interação de gerações unidas na valorização do cultivo de nossas tradições.

 

 

 

18/07/2017

@copyright - Todos os direitos reservados - www.mtg.org.br