Hoje show gratuíto as 21h30min no Acampamento Farroupilha com Lucio Yanel

Lucio Yanel-Federico Nelson Giles- (Corrientes2 de maio de 1946 é um violonistacantorcompositorator e folclorista argentino radicado no Brasil.

Como violonista, realizou apresentações por diversos países como Brasil, Argentina, ParaguaiUruguaiChileFrançaRússiaSuíça, [[Espanha e Estados Unidos. Radicado no Brasil há muitos anos, Lúcio Yanel é considerado um dos alicerces do violão solista namúsica regional sulina e o violonista com maior produção na história do violão gaúcho. O músico veio para o Rio Grande do Sul em 1981, onde passou a atuar nos festivais de música regional. Sua maneira de tocar influenciou muitos músicos das gerações posteriores, como os violonistas Yamandú CostaMarcello CaminhaMaurício Marques (Quarteto Maogani) e Ricardo Martins.

Mesmo sendo um músico autodidata, Yanel é um dos fundadores do que se pode considerar uma “escola do violão gaúcho” da qual Yamandú Costa é um dos nomes mais representativos. Com seu trabalho ao violão, ampliou-se a difusão de alguns gêneros latino-americanos como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e a zamba, no sul do país.

Além de se dedicar à música regional gaúcha, o violonista Lucio Yanel também conheceu e atuou, em diversas ocasiões, ao lado de diversos nomes do cenário musical argentino, como Astor PiazzollaMercedes SosaAtahualpa Yupanqui e António Tarrago Ross. Apresentou-se ainda em inúmeros festivais e gravou com renomados artistas do Rio Grande do Sul, como Gilberto MonteiroJoca MartinsLuiz MarencoJayme Caetano Braun e César Oliveira e Rogério Mello, além de ter composições ao lado de Renato BorghettiNoel GuaranyGaúcho da Fronteira e Luiz Carlos Borges.

14/09/2016

@copyright - Todos os direitos reservados - www.mtg.org.br