MTG parabeniza Paixão Cortez pelos seus 89 anos

MTG parabeniza Paixão Cortez pelos seus 89 anos

O Movimento Tradicionalista Gaúcho parabeniza Paixão Cortes pelo seu 89º aniversário, comemorado neste dia 12 de julho. Segundo o presidente da entidade, Nairo Callegaro, é uma data especial no calendário de todos aqueles que apreciam, têm respeito e orgulho pelas tradições gaúchas, em especial para o MTG.

“Paixão Cortes foi o embrião, a semente, de toda essa caminhada que levou à criação de um movimento organizado de resgate e preservação da história, dos usos e costumes do Rio Grande do Sul. Temos muito a agradecer a este tradicionalista de alma e coração”, afirma Callegaro.

Nascido em Santana do Livramento, Paixão Cortes atuou como folclorista, radialista, compositor e teve um papel fundamental na preservação das danças tradicionais gaúchas. No meio tradicionalista, continua sendo uma das principais referências para as novas gerações.

Integrante do Grupo dos 8

Em agosto de 1947, em Porto Alegre, eclodiu forte uma proposta de esperança de liberdade e o amor à terra tinha vez e lugar. Jovens estudantes, oriundos do meio rural, de todas as classes sociais, liderados por Paixão Côrtes, criam um Departamento de Tradições Gaúchas no Colégio Júlio de Castilhos, com a finalidade de preservar as tradições gaúchas, mas também de desenvolver e proporcionar uma revitalização da cultura rio-grandense, interligando-se e valorizando no contexto da cultura brasileira. Dentro deste espírito é que surge a criação da Ronda Crioula, estendendo-se do dia 7 ao dia 20 de setembro, as datas mais significativas para os gaúchos.

Entusiasmados com a ideia procuraram a Liga de Defesa Nacional e contataram o Major Darcy Vignolli, responsável pela organização das festividades da “Semana da Pátria”, expressaram o desejo do grupo de se associarem aos festejos, propondo a possibilidade da retirada de uma centelha do “Fogo Simbólico da Pátria” para transformá-la em “Chama Crioula”, como um símbolo da união indissolúvel do Rio Grande à Pátria Mãe, e do desejo de que a mesma aquece o coração de todos os gaúchos e brasileiros durante até o dia 20 de setembro, data magna especial. Nessa oportunidade, Paixão recebeu o convite para montar uma guarda de gaúchos pilchados em honra ao herói farrapo, David Canabarro, que seria transladado de Sant’Ana do Livramento para Porto Alegre.

Paixão Côrtes, para atender o honroso convite, reuniu um piquete de oito gaúchos pilchados e, no dia 5 de setembro de 1947, prestaram a homenagem a Canabarro. Esse piquete hoje conhecido como o Grupo dos Oito, ou Piquete da Tradição, primeira semente que seria seguida no ano seguinte, na criação do “35” CTG.

Antonio João de Sá Siqueira, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cilço Campos, Ciro Dias da Costa, Orlando Jorge Degrazzia, Cyro Dutra Ferreira e João Carlos Paixão Côrtes, seu líder. Durante o cortejo, o “Grupo dos Oito”, os jovens estudantes, conduziam as bandeiras do Brasil, do Rio Grande e do Colégio Júlio de Castilhos

 

 

Fotografia: Grupo dos 8

Sandra Veroneze

Assessoria de Imprensa MTG

51 9370 0619

 

 

14/07/2016

@copyright - Todos os direitos reservados - www.mtg.org.br