Instrumental Picumã é atração do Circuito Instrumental de Música e Dança no Acampamento Farroupilha

O grupo Instrumental Picumã é presença confirmada no Circuito Instrumental de Música e Dança que acontece de 11 a 15 de setembro, no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. No palco principal, no dia 14 de setembro, às 19h, o grupo fará show com acesso grátis, numa realização da Danna Produções, com o patrocínio master do Atacadão, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Formado em outubro de 2013, o “Instrumental Picumã” consiste em retratar a música regional gaúcha com influências e fusões de outras culturas vizinhas ao estado do extremo sul brasileiro. O grupo formado por Paulinho Goulart no acordeon, Matheus Alves na guitarra semi-acústica, Texo Cabral na flauta, Miguel Tejera no contrabaixo e Bruno Coelho na percussão, busca valorizar a sonoridade típica da música regional, agregando a sonoridade do choro e da bossa nova, dos ritmos latinos, como candombe, salsa e chacarera, além da sonoridade afro-brasileira. No repertório, composições autorais, além de releituras de compositores como Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Miles Davis, Astor Piazzola, Lito Vitale e Chick Corea.

Desde a sua formação, o grupo tem se apresentado em inúmeros programas de rádio e Tv e vem de uma bem-sucedida campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), onde juntou apoiadores para a Finalização do 1º CD, lançado em dezembro de 2016 durante a II Mostra do Teatro Glênio Peres. A campanha contou com mais de 200 apoiadores que compraram antecipadamente cd’s, pockets show’s e outros brindes, além de apoio de artistas expressivos da música instrumental e regional, dos quais podemos citar: Yamandu Costa, Renato Borghetti, Luiz Marenco, Pirisca Grecco, Hurberto Gessinger e Maestro Tasso Bangel.

Os músicos, além da formação com o Instrumental Picumã, possuem carreiras com nomes expressivos da cultura regional, como Pirisca Grecco y La Comparsa Elétrica, Buenas e m’Espalho e Luciano Maia; artistas do rock e pop gaúcho, como Humberto Gessinger, Esteban Tavares e Chimarruts; além de nomes consagrados no estado, tais como o Maestro Tasso Bangel e o Grupo Tambo do Bando.

30/08/2017

@copyright - Todos os direitos reservados - www.mtg.org.br