Jader Leal no Acampamento Farroupilha

O músico Jader Leal confirmou presença na programação cultural do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, que acontece de 7 a 20 de setembro no Parque Maurício Sirostsky Sobrinho. No dia 8 de setembro ele sobe ao palco principal, a partir das 22h30min, para apresentar seu show estilo nativista e regional gaúcho.

O repertório foi escolhido entre as músicas de seu primeiro CD, “Depois dos Mates”, outras que ainda virão em seu próximo disco, “Milon-Guiado”, e canções consagradas no cancioneiro regional. Mesclando instrumentos tradicionais da música regional ao uso da flauta transversal, o show procura contemplar diversas nuances: músicas campeiras, de baile, românticas, e outras tantas com estéticas mais “urbanas”, mostrando a variedade de interpretações entre tantas composições e estilos musicais, em uma tênue transição durante a apresentação. “Isso proporciona variadas sensações e emoções na plateia, através de sonoridades e timbres diferentes do usual. Sempre com muito respeito à raiz da música regional, mas apresentadas com seu estilo próprio de interpretar”, afirma o cantor.

Jader Leal nasceu em Porto Alegre e vem de uma família ligada à música. Cresceu escutando as canções da MPB que faziam parte do repertório de sua mãe, também cantora. Mas é em São Gabriel que escuta pela primeira vez os velhos LP's das Califórnias da Canção, César Passarinho, Leopoldo Rassier, de Mercedes Sosa, Jorge Cafrune, Los Chalchaleros, e outros grandes nomes da música gaúcha e do folclore argentino e uruguaio.

Aos 11 anos, aprende a tocar violão em um “Trovador” que fora de seu pai. Aos 13, as primeiras apresentações na escola, e daí em diante o violão sempre foi companheiro nas festas em família e reuniões com os amigos.  Em 2000, Jader Leal é convidado para fazer parte do staff dos músicos da Estância de São Pedro, tradicional bar nativista da noite porto-alegrense, onde efetivamente construiu sua carreira e solidificou a parceria com outros compositores gaúchos. Em março de 2011 lança “Pra Depois dos Mates”, seu primeiro CD pela gravadora Vertical.

Atualmente aos 14 anos de carreira, está produzindo o seu 2º CD “Milon-guiado”, e apresenta diariamente o programa “Chasque do Sul” pela rádio Tertúlia (www.tertulia.com), rádio web do Sistema Cambona de Comunicação.

27/08/2017

@copyright - Todos os direitos reservados - www.mtg.org.br