Os Fagundes no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre

Um dos shows mais aguardados do Acampamento Farroupilha acontece no dia 15 de setembro. Os Fagundes estarão no palco principal, com entrada gratuita, a partir das 20h15min. A promoção e realização são do Movimento Tradicionalista Gaúcho com patrocínio da Philip Morris e Financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Os Fagundes

O grupo Os Fagundes, com origem no interior gaúcho, foi criado pela família de músicos já consagrados no cenário musical do Rio Grande do Sul, que busca o cultivo das nossas tradições por meio da riqueza da música sulista. Em 2002 a família reuniu-se para gravação de um CD para a Galpão Crioulo Discos. O lançamento oficial do CD de estreia do grupo intitulado “Os Fagundes” ocorreu no Teatro São Pedro. Antes disso, já haviam gravado dois discos juntos – Fagundaço em 1986 e Natal Luz em 1996 – porém sem a denominação de “Os Fagundes”.

Em 2004, o grupo lançou seu segundo álbum: Para Todas as Querências.  Em julho de 2005 foi gravado o álbum Os Fagundes: ao Vivo,  no Theatro São Pedro, com participações especiais de Renato Borghetti na canção "Querência", e de Teixeirinha Filho em "O Colono".

Em 2013 gravaram o DVD Os Fagundes – Ao Vivo, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre e lançado em um grande show no Acampamento Farroupilha. O álbum registra a última apresentação de Nico Fagundes, falecido em junho de 2015, ao lado dos sobrinhos Neto, Ernesto e Paulinho, além do irmão, Bagre. No repertório, 15 clássicos do nosso cancioneiro, como Canto Alegrense e Origens, composições de Bagre e Nico, Os Cavaleiros da Paz, de Elton Saldanha, e Querência Amada e Tropeiro Velho, assinadas por Teixeirinha. O DVD conta, ainda, com a participação dos músicos Ricardo Arenhaldt na bateria, Lucas Esvael no baixo, Samuca do Acordeon, Jorginho do Trompete, além do Guri de Uruguaiana e do Grupo Andanças.

Em suas apresentações o grupo “Os Fagundes”, liderado por Neto e Ernesto Fagundes entoa os clássicos da música nativista gaúcha, que tornaram o grupo conhecido e reconhecido além das fronteiras do Rio Grande do Sul.

 

Sandra Veroneze  | Assessoria de Imprensa | 51 99370 0619  - imprensa@mtg.org.br

22/08/2017

@copyright - Todos os direitos reservados - www.mtg.org.br