Orquestra Jovem IPDAE é atração do Acampamento Farroupilha

Os apreciadores de música de orquestra têm um motivo especial para ir ao Acampamento Farroupilha de Porto Alegre no dia 16 de setembro. A partir das 17h30min, no palco principal, apresenta-se a Orquestra Jovem IPADAE. Com entrada franca, a iniciativa é uma promoção e realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho com patrocínio da Philip Morris e Financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Orquestra Jovem IPDAE
Com a coordenação artística e regência do professor e flautista Ademir Schmidt, a Orquestra Jovem IPDAE é formada por 16 alunos da Escola de Música do Instituto Popular de Arte-Educação - IPDAE, oriundos das classes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e fagote.
A Orquestra Jovem IPDAE apresenta uma estética sonora peculiar, pois o timbre das flautas transversais, do fagote e das cordas criam um ambiente sonoro agradável, doce e, ao mesmo tempo, demonstra uma personalidade forte e surpreendente.
Seus concertos acontecem na Capital e Interior, em diferentes  espaços culturais, como teatros,  escolas, creches, centros culturais  e comunitários, igrejas e hospitais, incentivando o protagonismo juvenil e difundindo  a música de Orquestra. Tem em sua trajetória o CD  “Sinfonia da Lomba” como resultado do empenho e dedicação de seus integrantes.  Pela sua importante atuação no cenário cultural, já foi contemplada com vários prêmios entre os quais o “Prêmio Joaquim Felizardo” da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura  de Porto Alegre,  e está entre as três orquestras gaúchas que recebeu o “Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras Jovens” em 2015.

Sobre o instituto
O Instituto Popular de Arte-Educação – IPDAE está Localizado na cidade de Porto Alegre, no Bairro Lomba do Pinheiro. Foi fundado em 1998 e é uma associação sem fins lucrativos. Reúne a Biblioteca Leverdógil de Freitas, a Escola de Música com diferentes grupos artísticos (Orquestra de Câmara, Orquestra Jovem, Orquestra de Flautas Transversas,  Conjunto de Violinos, o Coro Infantil e o Coro Jovem), o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião.  As ações desenvolvidas pelo IPDAE propõem o acesso à leitura, à música, à arte e à cultura, como instrumentos mediadores na formação do indivíduo, e é reconhecido pela comunidade.

Foto: Cláudio Etges 

 

Sandra Veroneze  | Assessoria de Imprensa | 51 99370 0619  - imprensa@mtg.org.br

22/08/2017

@copyright - Todos os direitos reservados - www.mtg.org.br